Hoje é Dia dos Namorados. Pelo menos, no Brasil, graças à ação de uma loja de departamentos, que trocou o dia de 14 de fevereiro para 12 de junho (isso é verdade).

Por isso, resolvemos contar a história de alguns casais da Cultura POP que se juntaram (ou não) e celebrar com uma boa lista... Pegue seu vinho, ligue o som, relaxe e aproveite...


Bandoleiro & Jean Grey
Eles se encontraram na minissérie "Wildcats & X-Men - A Era de Prata", escrita por Scott Lobdell e magistralmente desenhada por ninguém menos que Jim Lee (talvez um de seus melhores trabalhos). Na história, fica subentendido que os personagens habitam o mesmo universo (na época, Wildcats era um gibi publicado pela Image Comics / Wildstorm e X-Men pela Marvel Comics de sempre) e, por causa, de um mal entendido Jean Grey acaba sendo confundida com o contato de Cole Cash (o Bandoleiro - Grifter no original), que era um agente secreto e havia acabado de ser libertado da prisão para trabalhar em nome da S.H.I.E.L.D. a mando de Nick Fury (que não era negro e era a cara do ator David Hasselhoff!).

Durante a missão, Jean e Cole descobrem que os alienígenas que ambos enfrentavam tinham um plano de dominação mundial. Após algumas lutas, Jean consegue paralisá-los e foge com Cole para tentar entrar em contato com os X-Men enquanto cuida dos ferimentos dele. Ela estava brigada com o bocó do Ciclope pois ele nunca dizia que a amava. Daí, rola o clima e o tal beijo da imagem abaixo. Infelizmente, ambos não ficam juntos pois ela ama o bocó e não corresponde ao beijo dado por Cole. História bacana e que, se fosse mais ousada, poderia render uma das melhores reviravoltas do mundo dos quadrinhos...


Homem-Aranha & Mary Jane


Um dos mais tumultuados romances do universo Marvel é o desses dois... Embora Tia May quisesse por que quisesse apresentar Mary Jane, a tal sobrinha de uma amiga, para seu sobrinho Peter Parker, ele se esquivava de encontrá-la pensando que seria uma tremenda baranga... Após muita insistência, ele acabou indo e, exatamente no fim da história, ela abre a porta da casa dela e diz a frase: "Admita, gatão... Você ganhou na loteria...!". E que mulher era Mary Jane, quase esculpida por John Romita, o pai, claro... O desenhista já havia recebido instruções do velho safado Stan Lee de que seria um mulherão porém jovem. Mas de corpo violão e tudo. E ruiva!

Porém, o namoro não foi imediato. Ambos ficaram amigos. Muito mesmo. Antes disso, Peter conheceu Beth, no Clarim Diário, sua primeira namorada. Não deu certo. Algum tempo depois, conheceu uma mulher impressionante: Gwen Stacy! Mas depois do que acontece com ela - não contaremos pois vocês tem de ler essas histórias e se emocionar como nunca! -, quem o consolou foi a sempre sorridente e animada Mary Jane. Como amiga, pura e simplesmente. E ela também foi uma das primeiras pessoas a saberem que Peter Parker era o Homem-Aranha. E, mesmo assim, Peter ainda demorou muito tempo para perceber que gostava dela.

Quando aconteceu, namoraram por longos anos, até que chegou o momento mais controverso da história do personagem: Peter pede Mary Jane em casamento, ela aceita, eles se casam e... as histórias nunca mais ficaram boas o suficiente para justificar a união. Todos os roteiristas que trabalharam com o personagem após o casamento afirmaram que era muito difícil manter o carisma do Aranhoso... Daí, o editor-chefe Joe Quesada escreveu um plot maluco em que Tia May sofre um atentado e fica entre a vida e a morte. A única saída de Peter é fazer um acordo com o demônio Mefisto. Mas o preço foi caro: Mefisto salvaria sua amada tia mas o relacionamento entre Peter e Mary Jane seria completamente apagado da mente de todos, menos do nosso heroi. Num daqueles momentos que só quem lê e conhece as histórias do Homem-Aranha sabe que poderia acontecer, Peter aceita e tudo se desfaz.

Causando uma polêmica terrível e culminando na iminente saída do roteirista J. Michael Straczynski da revista (a ideia dele não era fazer isso com o personagem, declarou depois em alguns veículos), houve a bela história "Um Dia a Mais", onde Peter Parker e Mary Jane ainda puderam passar uma última noite juntos mas no fim daquele período, eles não seriam mais um casal e ela nem sequer se lembraria de nada que ocorreu naquela noite nem nos últimos anos ao lado do Aranhoso...

(e você aí pensando que tava difícil pro teu lado porque não tinha um cobertor de orelha, né?)


Summer & Seth (seriado "O.C - Um Estranho no Paraíso")

Seth Cohen (interpretado por Adam Brody) era um clássico nerd (fã de quadrinhos, TV, games e cinema) que, ao lado de Ryan, começou a se meter em algumas confusões depois que o segundo foi morar em sua casa após este último ter sido abandonado pela mãe. Seth amava Summer (Rachel Bilson) desde criança mas ela nem sequer olhava para ele. Na verdade, além de tentar ignorá-lo, tinha uma certa ojeriza só de pensar em estar perto dele, pelo fato dele ser "esquisito" (namorar um cara que cita cultura POP vinte e quatro horas por dia não era muito atraente nos idos de 2001)... Durante uma festa, após Seth dar algumas investidas verbais sem sucesso, acabou recitando um poema que Summer declamou no colégio quando pequena e que todos riram dela. Mas ele diz que tinha gostado muito e, dum jeito desconcertante e inusitado, ela se pega beijando-o e sai correndo envergonhada.

Após isso, não entende porque passa o tempo todo pensando nele e quando o encontra diz que se contar para alguém o que aconteceu, vai matá-lo. E pelo olhar dela, era uma ameaça velada.

Com o tempo, eles passaram a namorar escondido mas Seth ficou incomodado com isso pois não poderia contar para ninguém, nem andar juntos ou coisas do gênero. Então, ele declarou uma greve e enquanto ela não se dissesse em público o que sentia por ele, não teriam contato de nenhum tipo, se é que vocês me entendem...
No ápice da coisa, Seth se enche da situação e sobe numa mesa, no colégio, na frente dos amigos e inimigos, declarando em alto e bom tom o que sente por ela e pede para que se ela sentisse o mesmo, que também subisse na mesa e o beijasse. Depois de muito relutar, fingir que não era com ela e quase ir embora, Seth já se preparava para descer da mesa quando ela sobe e o beija!

Os dois ainda tiveram problemas quando Anna (Samaire Armstrong) chega ao colégio e começa a gostar de Seth. Havia uma grande diferença entre Anna e Summer. Enquanto Summer era fútil e maligna (no bom sentido porque era muito engraçada também), Anna era calma e... nerd! Curiosamente, as duas eram lindas! E Seth ficou confuso, tendo de lidar, agora, com duas mulheres. A prova final veio justamente no dia dos namorados, quando Anna deu de presente um gibi feito por ela. E Summer... Bem, Summer vestiu-se de Mulher-Maravilha!!!

Infelizmente, mesmo tendo namorado por algum tempo e adquirido gostos em comum, eles não ficaram juntos... Mas renderam ótimas risadas...!

(curiosidade: os atores Adam Brody e Rachel Bilson chegaram a engatar o romance na vida real mas também não durou muito tempo...)

Jean Grey & Wolverine

Isso nunca foi explicado direito pela Marvel. Jean Grey namorou e casou-se com o já citado bocó do Scott Summers, também conhecido como o heroi Ciclope... Mas que tinha uma treta boa entre ela e Wolverine, que sempre foi chegado nela também.

Há quem diga que rolou mas também há quem diga que rolou mas não com ela e sim com Madelaine Pryor, seu clone maligno que acabou indo parar no Clube do Inferno, associação elitista de mutantes mal-intencionados... Vai saber. Mas daria um ótimo casal, não acham???


Mulher-Maravilha & Superman


Uma das primeiras ações para alavancar vendas da história dos quadrinhos. Eu era criança no final da década de 1980, assistia ao desenho animado Super-Amigos bebendo achocolatado e comendo biscoito recheado de limão, quando resolvo comprar um gibi do meu heroi predileto por causa de um certo filme estrelado por Christopher Reeve... Leio histórias mais ou menos e, no finzinho do gibi, vejo nada menos do que Superman se encontrando com Princesa Diana num local inóspito (talvez para evitar papparazzis, sei lá...) e tacam o maior beijão!!!

(refletindo agora, parece até coisa de quem acompanha revista de resumo de novelas mas na época era algo extraordinário...)

Após ter devidamente recolhido meu queixo do chão, consegui forças para ler no fim da página "Leia mais na revista Super Powers 16". Claro que tive de ler! Depois dos dois enfrentarem Darkseid e outras agruras, terminam o gibi achando melhor serem apenas bons amigos... Ainda bem que gibi era algo barato naquela época...

Na clássica minissérie "O Reino do Amanhã", soberbamente escrita por Mark Waid e incrivelmente ilustrada  por Alex Ross, que se passa num possível futuro do universo DC, o casal tem uma pequena volta mas como diferem de opiniões em relação à guerra iminente, resolvem se separar...

Tempos depois, Frank Miller volta a explorar o romance no fatídico "O Cavaleiro das Trevas 2", em que, dentre outras coisas, Superman engravida Princesa Diana em apenas alguns minutos, provocando erupções de vulcões e tremores de terra...

Recentemente, voltaram a mexer no assunto na iniciativa Os Novos 52, numa das capas da revista Liga da Justiça e durante o fim da história... Vamos ver onde isso vai dar nos próximos capítulos...

Kal J. Moon tem cantado "Blue Moon" por quase dois anos seguidos...